Boleima de Portalegre

Portalegre tem uma vasta gastronomia e hoje vou publicar a receita de uma doçaria bastante conhecida na zona… Boleima, existem duas versões desta iguaria: uma com maçã e outra apenas com açúcar e canela. Esta será com maçã.

  Boleima.

Boleima de Portalegre

750 g de farinha sem fermento
750 g de maçã, descascada e laminada
100 g de açúcar amarelo
1 dl de azeite
1 cálice de aguardente (aproximadamente 20 ml)
água q.b. para amassar
açúcar amarelo e canela q.b. para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 220º. Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal ou untar com manteiga e polvilhar com farinha.

Ferver o azeite e vertê-lo sobre a farinha. Juntar a aguardente e 100 g de açúcar amarelo e amassar muito bem à mão ou com uma batedeira eléctrica que tenha um acessório para massas. Adicionar água à medida que for necessário, até formar uma bola de massa homogénea.
Dividir a massa em duas partes iguais. Colocar uma das metades no balcão polvilhado com farinha e estender com a ajuda do rolo da massa até se ter a dimensão e forma do tabuleiro. Colocar a massa no fundo do tabuleiro e polvilhar com uma mistura de açúcar amarelo e canela. Dispor a maçã laminada e voltar a polvilhar com canela e açúcar amarelo. Estender a segunda metade de massa do mesmo modo e colocar sobre a maçã. Polvilhar novamente com canela e açúcar amarelo.
Levar ao forno durante 30 a 35 minutos, até a massa se apresentar firme ao toque.

Esta receita foi dada pelo Sr. César Azeitona, nascido em Portalegre.

Deixe um comentário