Açorda Alentejana

A primeira receita que vou colocar aqui será sobre a Açorda Alentejana, um prato bastante típico que varia de zona para zona, mas em Portalegre (cidade de onde sou) toda a vida comi esta açorda. Desde que era pequena, que me contam que esta açorda nasceu porque os agricultores não eram afortunados, assim juntaram alhos, poejos, coentros, sal, azeite, pão, ovos e água – muitos agricultores apanhavam as ervas aromáticas e os alhos, o pão era feito em casa, e os ovos eram das suas próprias galinhas – assim este prato tinha um custo mínimo.

Ingredientes

Alhos 1 cabeça Coentros 1 molho Poejos 1 pézinho
Ovos Azeite 1 fio Água litro Sal q.b.

Começamos por colocar os alhos, os poejos, alguns coentros, sal e azeite num almofariz. Faça um piso até atingir uma pasta com estes ingredientes.
Entretanto ferva cerca de um litro de água,  e escalfe os ovos durante uns minutos.
Deite a mistura do piso para dentro de uma terrina e verta lá a água com os ovos escalfados. Tempere com sal e junte-lhe 3 ou 4 colheres de sopa de azeite, tapando por uns instantes para que os sabores se encontrem.
Prepare os pratos, colocando fatias de pão rijo dentro de cada prato. Verta conchas do caldo por cima do pão – mais ou menos caldo, dependerá do gosto de cada um.

É um prato bastante simples mas extremamente reconfortante, especialmente para o frio que se faz sentir.

Carolina Dias.

Deixe um comentário